Emmanuel Nassar lança monografia e instalação inédita em Belém durante a COP30
O Instituto TeArt e a ALLOS unem forças em uma parceria que presta homenagem ao estado do Pará e à cidade de Belém para celebrar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30, a primeira a ser realizada na Amazônia.
Como parte desta celebração, o artista paraense Emmanuel Nassar apresenta a instalação 18chapas no Boulevard Shopping Belém da ALLOS. A partir do processo de concepção de 18chapas, foi desenvolvido um material educativo para ser disponibilizado ao público visitante e para escolas, ampliando o alcance do projeto.
A parceria entre o Instituto TeArt e a ALLOS inclui ainda o lançamento de um livro editado pelo TeArt em colaboração com a COSAC, dedicado à trajetória de Nassar, artista cuja pesquisa se estende por mais de quatro décadas, transpondo fronteiras regionais e consolidando uma poética singular no contexto da arte brasileira e mundial.
“Essa é uma característica presente em todos os meus trabalhos, o desejo de unir o popular e o erudito, de romper a fronteira entre o que é e o que não é arte. Sou um traficante de símbolos culturais.”
— Emmanuel Nassar
A instalação de grandes dimensões 18chapas (2024–2025), concebida especialmente para a ocasião do lançamento do livro no Boulevard Shopping Belém, é composta por dezoito peças, cada uma medindo 90 x 90 cm. Embora cada uma possa ser compreendida como obra autônoma, semelhante a uma tela, juntas formam uma grande instalação que satiriza a noção modular do grid, tão central ao pensamento cartesiano e à arte moderna. Placas de sucata com símbolos reconhecíveis são, assim, elevadas ao patamar artístico por meio de diálogos com referências da história da arte e da valorização estética encontrada no cotidiano, no que é usualmente rejeitado.
"É precisamente na dinâmica de ambivalências que se situa a obra de Nassar: na reoperação de referências internacionais, como a arte pop de matriz estadunidense, e no reforço de imagens e narrativas regionais, com elementos culturais recorrentes (as bancas de tapioca, as frutas, as fachadas das casas, as placas de venda de açaí, as peneiras metálicas, as cores vívidas, a geometria marcada e os mais diversos tipos de materiais recolhidos e ressignificados)."
— Mateus Nunes
Com 400 páginas e edição bilíngue, a publicação apresenta ao grande público o trabalho de Nassar em uma edição amplamente ilustrada, reunindo ensaios resultantes de rigorosa pesquisa histórica e crítica sobre sua produção, assinados pelo escritor e curador Mateus Nunes (organizador do volume) e pelos pesquisadores Pollyana Quintella e Raphael Fonseca. A obra inclui ainda a reedição de um ensaio histórico de Ligia Canongia e uma cronologia crítica atualizada, elaborada por Thierry Freitas. O design é de Raúl Loureiro.
Após o lançamento em Belém durante a COP, a publicação será lançada em São Paulo, em dezembro.
PROGRAMAÇÃO BELÉM, PA
Durante o período no qual a instalação 18chapas ficará em exposição – de 11 a 30 de novembro de 2025 – o público poderá usufruir de uma programação especial que acontece no espaço da instalação.
18chapas, Piso 2, Boulevard Shopping Belém, Avenida Visconde de Souza Franco, 776 – Reduto, Belém.
Confira abaixo a agenda completa.
12/11 - 19h | Lançamento do livro, roda de conversa e sessão de autógrafo
O artista Emmanuel Nassar e a curadora Vânia Leal recebem o público para o lançamento do livro dedicado a trajetória do artista.
A conversa acontecerá no espaço da instalação 18chapas. Após a roda de conversa, o artista autografa os exemplares na Livraria Leitura, localizada em frente à instalação.
–
Vânia Leal é graduada em Artes Plásticas, especialista em História da Arte, mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura. É diretora de projetos especiais do Centro Cultural Bienal das Amazônias e foi curadora da 1ª Bienal das Amazônias. Atua na área de curadoria e pesquisa em Artes.
18/11 - 19h | Sustentabilidade e Gestão Ambiental com Izabella Gomes
No dia 18 de novembro a engenheira florestal Izabella Gomes, conversa com o público sobre sustentabilidade, os desafios e propostas da COP30 e como a população em geral pode aprender e lidar com tanta informação. A conversa parte de sua perspectiva pessoal e profissional.
–
Izabella Gomes é Engenheira Florestal com Mestrado em Ciências Ambientais. Vasta experiência na implementação e gestão de projetos socioambientais na Amazônia. Atualmente, Coordenadora de Sustentabilidade na Natura.
15 e 22/11 | Tardes de autógrafo
Emmanuel Nassar recebe o público na instalação 18chapas, nos sábados, 15 e 22 de novembro às 17h.
PROGRAMAÇÃO RIO DE JANEIRO, RJ
29/11 - 19h | Lançamento do livro
Lançamento do livro “Emmanuel Nassar” na Livraria Travessa do Shopping Leblon. Na ocasião, haverá sessão de autógrafo com o artista.
Livraria Travessa, Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO, SP
09/12 - 19h30 | Lançamento do livro
Lançamento do livro “Emmanuel Nassar” na Livraria Travessa do Shopping Villa Lobos. Na ocasião, haverá um bate papo entre o artista e o organizador da publicação, Mateus Nunes.
Livraria Travessa – Piso L2, Shopping Villa Lobos.
Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – Segundo Piso – Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo
SOBRE O ARTISTA
Emmanuel Nassar | Capanema, Pará, 1949
Um dos nomes centrais da arte contemporânea brasileira. Superou os limites regionalistas que ainda marcam a produção amazônica, conquistando reconhecimento nacional e internacional. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará em 1975, trabalhou em agências de publicidade, experiência que o aproximou das imagens da cultura de massa — referência persistente em sua obra.
Sua produção abrange pintura, escultura e instalação, articulando materiais não convencionais, como chapas metálicas, peneiras, serras, pedaços de madeira e bocais de lâmpadas. Obras suas integram coleções do MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte do Rio, MAC USP, MAM-SP, entre outras importantes instituições. Participou da Bienal de Veneza (1993) e de duas edições da Bienal de São Paulo (1989, 1998), além de mais de uma centena de mostras desde 1979. Vive e trabalha em Belém.
Ficha Técnica | Instalação 18chapas
Organização
Instituto TeArt
Artista
Emmanuel Nassar
Textos
Mateus Nunes
Projeto Gráfico
Raúl Loureiro
Cenotecnia
Arcos Exposições
Coordenação Geral
Rita Wirtti
Beatriz Gomes (Ass.)
Produção
Pâmela Carneiro
Comunicação
Henrico Cobianchi
Assessoria de Imprensa
Tabula | Thais Gouveia e Beatriz Ferro
Palestrantes
Izabella Gomes
Vânia Leal
Fotografia e vídeo
Gustavo Godinho
__
18 chapas metálicas sobre painel de compensado
90 x 90 cm [cada chapa]
Dimensões gerais da obra
Largura 540 cm
Altura 280 cm
Profundidade 90 cm
Ficha Técnica | Livro Emmanuel Nassar
Instituto TeArt
Presidente
Antonio Almeida
Vice-presidente
Carlos Dale Junior
Direção Geral
Rita Wirtti
Projetos e Ações Culturais
Beatriz Gomes
Comunicação Digital
Leonardo Rebello
Gestão Administrativo-financeira
Verônica Souza
Adriana Zornek (assistente)
Assessoria Jurídica
Olivieri Associados
Catálogo
Organização
Mateus Nunes
Textos
Mateus Nunes
Raphael Fonseca
Pollyana Quintella
Ligia Canongia
Thierry Freitas
Coordenação Editorial
Juliana Bitelli
Projeto Gráfico
Raúl Loureiro
Tradução
Adriana Francisco
Revisão
Dimitri T. Arantes
Rafael Falasco
Rafaela Biff Cera
Licenciamento de Imagens
Amanda Negri
Assistência de Produção Editorial
Sophia Donadelli
produção gráfica
Acássia Correia Silva
Gráfica e Tratamento
de Imagens
Ipsis Gráfica e Editora
Agradecimentos
Emmanuel Nassar agradece a
Fernanda Santos Nassar
Julia Nassar Araújo
Isabela Nassar Araújo
Instituto TeArt agradece a
Almeida & Dale
Erica Schmatz
João Marcelo de Andrade Lima
Isabela Marchon
Rafael Sales